sábado, 5 de julho de 2014

Recursos tecnológicos na Educação Infantil

Recursos tecnológicos na Educação Infantil

 Televisão, aparelho de som, máquina fotográfica, DVD, celular, filmadora, gravador de som, computador, internet... hoje temos vários recursos tecnológicos que podem ser utilizados como importantes ferramentas para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Muitas pessoas acham prejudicial para o desenvolvimento da criança o contato precoce e cada vez mais crescente com os recursos tecnológicos. Não é raro encontrar situações em que as crianças dediquem boa parte do seu dia ao uso desses aparatos: ouvir música, ver televisão, jogos de video-game, de celular e de computador, conversar pela internet... É cada vez mais comum encontrar crianças desde a educação infantil que tenham contato com as mais diversas tecnologias. E muitos se perguntam: aonde ficam os brinquedos e as brincadeiras da infância? Pião, bola, bicicleta, boneca, pique-esconde, pique-pega, queimada, televisão, livros e computadores .
Tema: O resgate de antigas brincadeiras através de recursos tecnológicos
Objetivo: Aliar as brincadeiras de antigamente com as tecnologias.


Ele traz uma música e imagens de diferentes brincadeiras de crianças. Iremos  trabalhar com uma turma de educação infantil questionando as crianças quais brincadeiras elas conhecem, como se brinca e quais elas mais gostam.

Podemos também produzir um video-clip a partir de fotografias e filmagens das crianças brincando, com narração das próprias crianças citando ou explicando as brincadeiras. Podemos, ainda, transformar essa produção em um livro escrito e/ou desenhado pelas crianças. E assim, buscamos aliar brincadeira e tecnologia com aprendizagens e diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário