sábado, 5 de julho de 2014

Minha Turma....Rumo ao Hexa


Recursos tecnológicos na Educação Infantil

Recursos tecnológicos na Educação Infantil

 Televisão, aparelho de som, máquina fotográfica, DVD, celular, filmadora, gravador de som, computador, internet... hoje temos vários recursos tecnológicos que podem ser utilizados como importantes ferramentas para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Muitas pessoas acham prejudicial para o desenvolvimento da criança o contato precoce e cada vez mais crescente com os recursos tecnológicos. Não é raro encontrar situações em que as crianças dediquem boa parte do seu dia ao uso desses aparatos: ouvir música, ver televisão, jogos de video-game, de celular e de computador, conversar pela internet... É cada vez mais comum encontrar crianças desde a educação infantil que tenham contato com as mais diversas tecnologias. E muitos se perguntam: aonde ficam os brinquedos e as brincadeiras da infância? Pião, bola, bicicleta, boneca, pique-esconde, pique-pega, queimada, televisão, livros e computadores .
Tema: O resgate de antigas brincadeiras através de recursos tecnológicos
Objetivo: Aliar as brincadeiras de antigamente com as tecnologias.


Ele traz uma música e imagens de diferentes brincadeiras de crianças. Iremos  trabalhar com uma turma de educação infantil questionando as crianças quais brincadeiras elas conhecem, como se brinca e quais elas mais gostam.

Podemos também produzir um video-clip a partir de fotografias e filmagens das crianças brincando, com narração das próprias crianças citando ou explicando as brincadeiras. Podemos, ainda, transformar essa produção em um livro escrito e/ou desenhado pelas crianças. E assim, buscamos aliar brincadeira e tecnologia com aprendizagens e diversão.

Empreendedorismo

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar.
O conceito mais aceito de "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria daDestruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa . De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.